Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Os mistérios da DOR
Provavelmente não é tão controverso o fato de que a dor está intrìnsicamente localizada dentro do cérebro. Este simples fato tem dado aos especialistas estudiosos no assunto uma dúvida na tentativa de se conseguir lidar com a dor de melhor maneira.
Os cientistas concluíram que, para alguns pacientes, dor é uma resposta aprendida e experiências dolorosas atuam no cérebro de forma similar àquela que a retenção do aprendizado faz. Isto quer dizer que pessoas que experimentaram dores intensas e frequentes podem apresentar maior sensibilidade à dor como resultado. Elas podem "antecipar" o aparecimento da dor se tiverem contato com agentes estimulantes dela, principalmente em certos locais que "avisam" o cérebro.Isso pode se assemelhar à experiência de Pavlov em que os cães respondiam ao estímulo da campainha com salivação. Pode se tratar exatamente do caso de pessoas que possuem dores nas costas que, após tensionarem a musculatura, pioram a intensidade da dor.
Especialistas tem tentado técnicas de "desaprendizado" para o cérebro em relação à dor e sua antecipação.Os medicamentos podem fazer parte desse processo na melhor compreensão do mecanismo da dor e como diminuir a agutização dos sintomas dolorosos.
Essa referência foi publicada na revista Journal of the American Medical Association,2005;293:2845-6
 
Home