Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Licopene-a arma contra cancer da próstata
Cientistas da DSM Nutritional Products fizeram uma nova descoberta que contribui para entender como o licopeno, carotenóide presente em frutas e legumes avermelhados, como o tomate, por exemplo, pode reduzir o risco do aparecimento do câncer de próstata, doença que segundo estatísticas internacionais atinge cerca de 500 mil homens por ano em todo o mundo.


Neste novo estudo, publicado no jornal da FASEB (Federação das Sociedades Americanas para Experimentos Biológicos), foi comprovado que o licopeno na forma pura reduz significativamente o efeito do principal hormônio masculino (androgênio) sobre o tecido saudável, considerado a principal causa para desencadear o câncer de próstata em homens com mais de 50 anos.


Para realizar a pesquisa, os cientistas suplementaram camundongos jovens, com licopeno, por cerca de oito semanas. Durante esse tempo, o licopeno se acumulou no tecido da próstata, sem influenciar seu desenvolvimento normal. Essa descoberta é muito importante, já que as crianças ingerem uma quantidade relativamente alta de licopeno derivado de alimentos como: ketchup, molho de tomate, pizza, etc.

Em estudo anterior, publicado em meados de 2004 pelo Charité Hospital de Berlim, os pesquisadores demonstraram que as moléculas puras de licopeno têm influência direta na proteção contra o câncer de próstata. Os cientistas produziram uma explanação mecanicista sobre suas descobertas epidemiológicas de que homens que ingerem de 4 a 5 pratos a base de tomates por semana estão 25% mais protegidos do que aqueles que ingerem tomates raramente. Esta quantidade representa cerca de 6 mg de licopeno por dia. Os tomates devem ser cozidos com um pouco de óleo para que as moléculas de licopeno se tornem biodisponíveis.

Sobre o Câncer de Próstata - A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino. Tem estreita relação com a bexiga, por isto os sintomas das doenças prostáticas apresentam-se diretamente relacionados com a micção. O câncer de próstata, segundo estudos internacionais, atinge indivíduos com idade superior a 40 anos, sendo mais comum (80%) nos homens acima de 65 anos. A incidência no Brasil é de 22 para cada 100.000 habitantes. Geralmente compromete a parte mais externa da glândula (80%) e em função disso, nos estágios iniciais não cria dificuldades para a micção. É um tipo de câncer que se desenvolve muito lentamente, mas, pode espalhar-se por outras partes do corpo (metástases).
(fonte:Saude News Journal,março de 2.005)
 
Home