Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Entenda o mecanismo do sono
O controle cerebral do sono através do cérebro é um processo muito interessante e muito sensível. O estímulo para iniciar o processo do sono acontece com a queda da luminosidade ao redor das 19hs . A nossa retina envia uma mensagem para o hipotálamo, região do cérebro que funciona como o botão de liga e desliga. A partir deste estímulo, a nossa glândula pineal começa a liberar a produção de Melatonina que facilita o processo. Esta produção leva por volta de duas horas e, assim, o melhor horário do sono é ao redor de 22hs. Muitas pessoas têm grandes dificuldades para dormir e precisamos ter hábitos saudáveis para conseguir um sono adequado .
As sugestões são as seguintes: tentar deitar e levantar a maior parte dos dias no mesmo horário; manter o quarto em condições adequadas,com pouca ou nenhuma luminosidade, silencioso e com a temperatura fresca. Evitar exagerar na comida próximo ao horário de dormir (gorduras, bebida, etc) . Não fumar muito e tentar fazer um relaxamento.
Algumas pessoas gostam de ler para pegar no sono porém o importante é não discutir assuntos pesados ao deitar. Os exercícios físicos são relaxantes quando realizados horas antes de dormir pois podem tirar o sono quando realizados à noite.As massagens são bastante relaxantes e quando possível podem ajudar.
Leite morno e chás podem facilitar o processo de adormecer porém não são tão eficazes. Várias outras alternativas podem ajudar a diminuir as tensões corporais como a yoga, acupuntura, fisioterapia e os trabalhos de alongamento.
Entretanto, se não conseguir dormir de jeito nenhum, procure um especialista de sono pois existem medicações adequadas e é fundamental um sono eficaz para manter o pique diário. Evite os tranquilizantes pois o uso crônico leva a perda de memória e também a dependência se torna insuportável.
(fonte:Dr.Carlos Alberto Pastore)
 
Home