Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

CIÊNCIA COMPROVA QUE PARAR DE FUMAR NÃO ENGORDA
Realmente, a nicotina aumenta o consumo de calorias influindo na queima de gorduras. Porém, geralmente o aumento de peso dos que deixam de fumar é em média muito pequeno, em torno de um a dois quilos. Nos que tem aumentos maiores, a razão quase sempre é de natureza endócrina e não devido a cessação de fumar.
Pesquisas realizadas em vários países, notadamente Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, totalizando mais de 200 mil pessoas de ambos os sexos, e seguidas por diversos anos, mostraram que o aumento de peso nos que deixam de fumar não é a regra e que os eventuais aumentos desaparecem em pouco tempo.
O mais importante, porém é que essas pesquisas comprovam que não há nenhuma vantagem de fumar para permanecer magro, porque nos fumantes, em geral, com qualquer peso, há elevação da pressão arterial e do colesterol no sangue, e são altos os riscos de contrair e de morrer por câncer do pulmão, outros tipos de câncer, infarto do coração, derrame cerebral, bronquite crônica, enfisema pulmonar, e ainda mais 50 doenças.
Os tabagistas morrem prematuramente muito mais em comparação com os que deixam de fumar qualquer que seja o seu peso. É grande o número de gordos e até obesos que são fumantes inveterados, sofrendo ainda mais com as conseqüências do tabagismo.
A conclusão é que os benefícios de deixar de fumar são de longe muito maiores que os ligados a qualquer eventual aumento de peso.
Portanto, querer manter o peso ou emagrecer fumando, é procedimento totalmente errado que absolutamente não compensa por ser altamente nocivo a vida.

Roberta Santo-eccopress

 
Home