Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Enfatizando a importancia da nutrição

Uma grande parte das pessoas acredita que os medicamentos que encontramos nas farmácias podem ter o “milagroso” poder de cura, apresentados que são em comprimidos, cápsulas,xaropes, injetáveis etc. O que não se considera, na maioria dos casos, é que as substancias contidas nesses medicamentos são extraídas da própria Natureza e utilizadas há muitos anos, inclusive pela sabedoria popular.
Muitos cientistas passaram a estudar os poderes farmacológicos das plantas ou outros elementos naturais que se tornaram familiares aos nossos organismos pela alimentação e sem se darem conta que esses mesmos elementos nos são benéficos à saúde e deles fazemos uso quase que todos os dias. Quem pode ser contrário à afirmação que o alho, por exemplo, é um forte agente estimulante das defesas imunológicas, assim como pode ser um combatente contra certos tipos de células cancerosas? Além disso, já conhecemos substancias contidas em certos cogumelos que ativam nossa capacidade de produzir anticorpos e nos ajudam a combater doenças. Ninguém tem dúvidas quanto à capacidade das vitaminas, principalmente a C, contidas em frutas cítricas que, além de antioxidantes, são desintoxicantes e também imunoestimulantes.
Não podemos duvidar da importância da alimentação para a saúde de todas as nossas células e, por conseguinte, do nosso organismo em geral. Muitos pesquisadores científicos passaram a entender o por que da nutrição adequada como fonte de saúde e a importância de fazer com que mudanças corretas no estilo de vida como um todo podem promover a prevenção dos processos degenerativos apenas por fornecer ao organismo a matéria-prima adequada para que ele se desempenhe bem.
Infelizmente, muitos profissionais da saúde, por desconhecimento ou relaxamento, preferem dar aos seus pacientes produtos industrializados que, em sua maioria vieram da terra e transformaram-se em comprimidos, ao invés de se preocuparem na orientação quanto a mudanças de estilo de vida que, certamente podem levar à Saúde por caminhos mais curtos, principalmente sem os temíveis efeitos colaterais.
Hoje em dia, com a industrialização dos alimentos se desenvolvendo de forma avassaladora, a maioria dos nutrientes não chegam aos nossos corpos e, por isso, cabe-nos correr às informações adequadas para que não percamos a chance de nos mantermos sob boas condições de lutarmos contra as doenças e, se não conseguirmos que elas apareçam, que, ao menos, tenhamos a chance de retardá-las.
(julho de 2.006)

ver mais
 
Home