Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

O Julgamento do Aspartame

Estamos iniciando um novo ano e, como é costumeiro, fazemos os votos de que seja próspero, cheio de paz e, principalmente, com muita SAUDE. Justamente por isso, pretendo escrever mais uma vez alguma coisa sobre uma substancia impressionantemente usada e abusada em todo o mundo como adoçante artificial e que, a cada momento que passa, mais e mais verdades sobre sua nocividade aparecem sem que se tomem providências concretas para que seja retirada do mercado. O que mais me impressiona é o fato dos próprios profissionais da saude (médicos e nutricionistas) mostrarem-se indiferentes à toda documentação que tem sido trazida a público e não se manifestam em uníssono.
O aspartame, que foi aprovado pelo FDA por interferência do ex-presidente Reagan e do secretário Donald Rumsfeld, após "atropelarem" os estudos científicos, sobrepondo-se às decisões acadêmicas sobre o produto, está colocando muitos usuários contrariados pois as evidências são cada vez maiores que demonstram sua participação em muitas doenças e processos degenerativos desde o início de seu emprêgo.
O mais recente estudo publicado sobre o aspartame é o que se realizou na Itália, feito por uma fundação independente que se dedica a pesquisas na área da saude e que confirmou aquilo que estudos dos anos ´80 já apontavam: aparecimento de tumores cerebrais e outras condições deletérias à saude a partir do consumo desta substancia.O referido estudo, que utilizou animais de laboratório para testar a hipótese de cancer, foi publicado pelo ENVIRONMENTAL HEALTH PERSPECTIVES (EHP), uma revista mensal de pesquisa que aponta impactos sobre saude humana e meio ambiente.Os autores da pesquisa afirmam que os estudos realizados anteriormente eram muito curtos para poderem demonstrar a correlação com o aparecimento de tumores, diferentemente deste último. Apesar destas constatações, o FDA continua em silêncio pois seria uma forma de concordar com sua incompetência ao aprovar o uso do aspartame, mas as opiniões contrárias ao uso tem se avolumado tanto que, certamente, alguma mudança é esperada neste órgão regulador de tamanha importancia.A verdade que surge demonstra que o FDA está numa posição muito delicada pois foi o responsavel pela liberação de uma substancia CARCINOGÊNICA (que pode provocar cancer) e NEUROTÓXICA (que afeta toxicamente estruturas do cérebro).Se a substancia foi oficialmente aprovada, como voltar atrás após tanto tempo de uso e admitir um êrro desta monta? É um verdadeiro ESCÂNDALO.
Várias entidades particulares e a forte pressão popular contra órgãos reguladores tem caminhado para proscrever o aspartame apesar de muitas vidas já terem sido comprometidas pelo seu uso. O estado americano do Novo México irá votar matéria para proibir o uso deste "veneno" dentro dos seus limites territoriais.
Já abordamos efeitos nocivos do aspartame por algumas vezes e espero que estejamos entrando numa nova era em que se banirá totalmente seu uso nos países que foram "dominados" por uma imposição.
Acreditem que a prudência nos pede que não usemos esta substancia verdadeiramente tóxica apesar da opinião de vários médicos e nutricionistas que, por não terem conhecimento destes fatos, ainda o recomendam.
Vamos ficar mais atentos.
(janeiro de 2.006)

ver mais
 
Home