Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mamografia pode ajudar a salvar vidas?

A Medicina insiste na idéia que a mamografia pode salvar vidas.Voce sabe por que? Simplesmente porque várias pesquisas passaram a afirmar isto.Entretanto um novo estudo científico acaba de trazer evidências que contradizem todas as pesquisas anteriores a respeito e concluiu que o exame de mamografia não contribui de forma alguma para salvar vidas das pacientes que a ela se submetem. Neste caso, como explicar então? Os pesquisadores afirmaram que este novo estudo foi o primeiro a utilizar dados do verdadeiro mundo da prática clínica ao contrário das pesquisas anteriores que controlavam os resultados de acordo com outros interesses que não apenas os práticos.
O grupo de pesquisadores, da University of Washington School of Medicine, avaliaram os resultados dos exames de 1351 mulheres que faleceram vítimas de câncer de mama entre 1983 e 1998 e fizeram comparações com um grupo de 2501 mulheres divididas por idade e fatores de risco de desenvolvimento da doença, porém livres do cancer. Chegaram a várias conclusões e, dentre elas que,se a mamografia realmente funcionasse, o grupo estudado que submeteu-se ao exame deveria possuir mais pessoas livres do câncer do que as que não se submeteram à avaliação.Para surpresa deles,este não era o caso. Do grupo que portava câncer, 66 por cento das mulheres que faleceram de câncer de mama submeteram-se à mamografia contra 64 por cento das mulheres que não desenvolveram a doença.
Em outras palavras, quase a mesma quantidade de mulheres que morreram por câncer de mama foram submetidas à mamografia que as que não desenvolveram a doença. Isto sugere que o exame de mamografia não detecta o tumor a tempo ou, simplesmente, não serve para detectar a existência do tumor.
Além destes dados, uma corrente composta de eminentes especialistas de todo o mundo tende a acreditar que a exposição freqüente de células potencialmente malignas ao raio X pode servir de estímulo para o desenvolvimento dos tumores da mama. Por este motivo, recomendam o exame médico e/ou o auto-exame das mamas, seguido de ultrassonografia que poderá ser acompanhada da mamografia desde que apresente alguma imagem suspeita. A soma dos exames poderá facilitar a compreensão de cada caso.
Acreditando-se nestas premissas, seria conveniente a mulher pensar melhor na conveniência de submeter-se freqüentemente a um exame como a mamografia.
É mais um motivo para se pensar.
(dezembro de 2.005)

ver mais
 
Home