Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Cancer na infância- devemos refletir melhor

À medida que a Ciência evolui e nos traz, de tempos em tempos, grandes notícias ligadas a fabulosos avanços que virão para resolver ou, ao menos, minimizar muitos sofrimentos, também tomamos conhecimento de fatos que são verdadeiros dissabores. Recentemente, um estudo concluiu que os casos de câncer em crianças e adolescentes tem crescido assustadoramente na Europa e nos Estados Unidos.Como são países que se dedicam à estatística de forma muito séria, podemos concluir que esse dados representam uma calamidade que se alastra por todo o mundo.Em crianças, os casos de câncer tem aumentado em 1% no decorrer dos últimos 20 anos e,nos adolescentes, 1,5%.
Nos anos 90, a taxa era de 140 por cada milhão de crianças entre 0 e 14 anos e 157 por cada milhão quando se considerava a idade até os 19 anos. Nas crianças, o aumento de incidência compreende todos os tipos conhecidos de tumores enquanto entre os adolescentes, predominam os casos de carcinomas, linfomas e tumores de células embrionárias. No passado,as maiores incidências desse tipo de doença surgiam em países em deenvolvimento e passou a ser grande surpresa essa elevação nos paíes da Europa.
Os pesquisadores da Automated Childhood Cancer Information System (ACCIS) revelam não possuírem respostas e explicações definitivas a respeito das causas desse processo. Entretanto, existem óbvias evidências da influência de fatores ambientais e nutricionais, não se pode negar.Crianças que vivem em Belarus, passaram a sofrer de uma espantosa proliferação de casos de câncer d tireóide após o episódio nuclear de Chernobyl, sem se falar nos conhecidos casos de leucemia.Será que realmente deve-se considerar o aumento do número de telefones celulares como causas também? A proliferação de fontes de ondas eletro-magnéticas não teriam sua participação nessa tragédia? Os casos de industrialização de alimentos que a cada ano multiplica-se exageradamente, com introdução de substancias químicas desconhecidas do organismo humano e que são usadas como conservantes? Não teriam sua culpa?
É chegada a hora de refletirmos melhor. Em nome dos grandes lucros, as indústrias tem se concentrado no descobrimento de fontes que permitam desenvolver produtos e tecnologia mas estamos nos esquecendo de pesquisar as maneiras de proteger as espécies que habitam esse nosso pobre planeta. Somos inimaginavelmente frágeis para suportar essa agressão tecnológica que nos ataca de todos os lados.
Muitos sábios cientistas já afirmavam, anos atrás,que o final da humanidade seria o câncer, maldita doença CERTAMENTE produzida pelo próprio homem.
(março de 2.005)

ver mais
 
Home