Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mais um alerta sobre estatinas

Últimamente,mais e mais artigos e propagandas tem sido jogados na imprensa técnica e leiga a respeito das vantagens no uso das estatinas.Recentemente escrevemos sobre a matéria tendenciosa da revista Veja a respeito dessa "milagrosa" substancia colocada à disposição de toda a população do mundo,inclusive sem necessidade de receita médica.Temos alertado aquí sobre contra-efeitos importantes das estatinas que podem ser de pouca ou grande severidade.
Recentemente foi lançada a ROSUVASTATINA (comercialmente denominada Crestor)pela potência industrial chamada AstraZêneca.Apesar de que o laboratório afirme ser ISENTA de efeitos colaterais,trata-se da mais nociva das estatinas já lançada no mercado,capaz de produzir os conhecidos efeitos das drogas similares além de ser potencialmente nefrotóxica,isto é,promotora de graves lesões nos rins,podendo conduzir a insuficiência renal crônica,com suas seríssimas consequências.Esse tipo de insuficiência renal provocada pela rosuvastatina se deve à deterioração progressiva das fibras musculares do corpo,liberando proteínas lesivas aos rins.Essa lesão muscular se denomina RABDOMIÓLISE (passível de ocorrer com todas as estatinas).
Os críticos das estatinas denunciam que,desde o lançamento do medicamento Crestor até poucos meses após,pelo menos 2 pessoas faleceram devido a seus efeitos e cerca de 50 tiveram efeitos colaterais mais ou menos graves,obrigando a suspensão do uso.Dentre os efeitos colaterais,os mais frequentes foram fraqueza muscular e rabdomiólise.O Dr. Sidney Wolfe,do Public Citizen´s Health Research Group,afirma que o potencial de Crestor em produzir os efeitos colaterais é o maior dentre todas as estatinas.Ele solicitou ao FDA que retirasse o medicamento do mercado. O laboratório fabricante,que recebeu a licença de lançamento do produto há 1 ano,defende-o enfàticamente.Eles afirmam que o Dr. Wolfe se comporta de forma alarmista e não está sabendo interpretar os dados corretamente.Entretanto, o Dr. Wolfe já havia se manifestado contra o lançamento do Crestor antes mesmo de haver recebido a licença que,diga-se de passagem,foi concedida bem antes do que deveria,conforme as exigências protocolares.Além do Dr. Wolfe,autoridades médicas canadenses também fazem as mesmas críticas,aconselhando os pacientes que usem as menores doses do remédio e pelo menor tempo possível,devido às constatações dos efeitos colaterais também naquele país.
Ora,se tantas vozes de alerta se levantam contra um determinado produto que nasceu para ser usado num imenso número de pacientes,algo de verdadeiro deve estar claro nesses gritos.Autoridades respeitadas se levantam no sentido de preservarem a saude de uma população que,na sua ignorância,segue prescrições dos seus médicos que,também,ignoram esses efeitos colaterais pois são "catequisados" pelos representantes dos laboratórios que,até hoje,não foram suficientemente honestos para admitirem a possibilidade de maus efeitos provocados por seus produtos.
Fiquemos alertas e questionemos nossos médicos ao prescreverem um medicamento desse tipo,para toda a vida,procurando saber de seus riscos.A mídia abre espaço atualmente para que os pacientes tenham mais bases para questionar.
Infelizmente,a necessidade de lucro continua sendo a prioridade.Tratar das manifestações das doenças continua sendo mais interessante do que se investir em mudanças de estilo de vida,cuidando-se melhor da SAUDE, fazendo com que as pessoas mantenham qualidade de vida por mais tempo.
(setembro de 2.004)

ver mais
 
Home