Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

As confusões a respeito dos adoçantes artificiais

A cada dia que passa, as pessoas se vêem mais confusas em relação ao uso de açucar ou adoçantes.Já está bem claro o conceito de que devemos evitar o açucar refinado pois a ligação com certas doenças ou situações clínicas degenerativas já está estabelecida. Ademais,aumentam as dúvidas sobre o usar ou não as marcas disponíveis no mercado e que são compostas de aspartame,sucralose,frutose etc.
A prudência manda o recado de que se deve dizer NÃO a todos os produtos mencionados.
O aspartame,por exemplo,adoçante que compõe o ZERO-CAL,FINN,GOLD e todos os outros compostos de NUTRA-SWEET,já tem uma longa trajetória sombria de efeitos colaterais e contra-indicações.A lista negra inclui tumores cerebrais,cegueira,aumento de apetite com consequente aumento de pêso,enxaqueca,convulsões,depressão e outros distúrbios emocionais,más formações congênitas e até a morte.É lamentavel que a indústria que produz o aspartame não admita essas situações por absolutos interesses econômicos.
Sucralose,o adoçante do SPLENDA, é um outro "monstro" da indústria.É produzido pela cloração das moléculas do açucar.Moléculas cloretadas acumulam-se na gordura corporal e podem vir a se tornar um pesadêlo para o corpo após alguns anos.
Muitos médicos concordam,hoje em dia,que devemos evitar os adoçantes artificiais e trata-los como substancias estranhas ao organismo e,consequentemente,possuidores de efeitos tóxicos.Não conhecemos bem os efeitos colaterais dessas substancias a longo prazo,razão pela qual,os fabricantes do aspartame,sabedores dos contra-efeitos,não os admitem,ressaltando sua segurança.
Se voce procura um adoçante no lugar do açucar refinado,experimente STÉVIA,conhecido como o mais seguro de todos por ser retirado da própria Natureza e o que mais se aproxima das substancias conhecidas pelo organismo.
Vale a pena uma ressalva a respeito dos compostos que contém a combinação SACARINA-CICLAMATO DE SÓDIO. Embora artificiais,nada se comprovou de nocivo ao corpo até hoje. É claro que a prudência aconselha o seu não-uso mas,em todo caso,AINDA é uma mistura inocente.
(julho de 2.004)

ver mais
 
Home