Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Osteoporose- a loucura que envolve o calcio

Osteoporose (ou a desmineralização óssea progressiva) já foi identificada como problema relevante de saude. Estima-se que cerca de 10% da população ocidental sofra desse mal.Sabemos que os hormonios da mulher tem um importante papel na regulação do cálcio nos ossos e que as pacientes que entraram na menopausa são as mais frequentes vítimas.As mulheres se apavoram em pensar que, a partir do momento em que seus hormonios decaírem, seus ossos entrarão em colapso.
Sabem quem são os culpados por esse verdadeiro "terrorismo?". Nós, os médicos. Sabem por que? Logo que aparecem os primeiros sinais de climatério, os médicos alertam suas pacientes: "BEBAM MAIS LEITE;COMAM MAIS QUEIJO;MAIS SORVETES;TOMEM COMPRIMIDOS DE CÁLCIO."
Como 65% da constituição óssea se faz de sais de cálcio, considerou-se que a simples ingestão desse mineral resolveria o problema.GRANDE MITO.
Osteoporose não é algo assim tão simples nem cálcio é a facil solução.Apenas 13% dos casos de osteoporose são devidos a carência de cálcio. O restante dos casos se refere a falta de exercício físico, alimentação com excesso de proteína (o leite é muito rico em proteínas), fumo, álcool, problemas digestivos que diminuem a absorção de minerais, uso de medicamentos como cortisona, abuso de certos refrigerantes etc.
É de se pensar que, se os animais mamíferos deixam de tomar leite para o resto de suas vidas após desmamarem, por que nós, humanos, devemos tomar tanto leite por toda a vida e, principalmente, aumentar a injestão quando ficamos mais velhos? Se o leite é rico em cálcio, cabe esclarecer que esse mineral vem da terra e, portanto, é pastando que a vaca adquire concentrações de cálcio maiores no leite. Logo, se consumirmos mais alimentos que nascem no solo, como verduras, legumes e frutas, daremos quantidades satisfatórias de cálcio aos nossos corpos.Além disso, não adianta ingerir cálcio se não o absorvermos e, ainda mais, se não tivermos boas condições de fixá-lo aos ossos.Para conseguirmos boas condições para fixação do cálcio, equilíbrio entre minerais, isto é, boa nutrição desses elementos, deverá existir.
Aquí estão algumas sugestões para se prevenir osteoporose:
-não ingerir proteínas animais em excesso (principalmente carne vermelha);
-consumir quantidades regulares de vegetais nas refeições, principalmente folhas verdes, grãos e raízes (o vegetal mais rico em cálcio é o brócoli);
-evitar abuso de consumo alcoólico (principalmente à noite);
-caminhar e exercitar-se regularmente;
-controlar o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas do tipo COLA, café e sal;
-evite medicamentos a menos que sejam estritamente necessários;
-PARE DE SE PREOCUPAR COM COISAS QUE VOCE NÃO TEM.

Difícil é abandonar hábitos antigos e que, sabidamente hoje, podem favorecer o aparecimento de doenças. A osteoporose SÓ pode ser prevenida. Caso contrário, teremos que conviver com as fraturas e suas sequelas.Mudança de estilo de vida favorece sua prevenção.

ver mais
 
Home