Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

DES-um hormonio maquiavélico

Desde que lancei meu livro MULHERES E SEUS HORMONIOS, procurei disseminar um dos conceitos que considero dos mais lógicos: repor aqueles mesmos hormonios que estão deficientes, procurando fazer com que o organismo da mulher volte a funcionar como dantes. O que disseram colegas mais ortodoxos? Que a reposição hormonal que "imita" a Natureza não funciona. Ora, se meu organismo diminui a produção de um hormonio e, após avaliação médica, é constatado que preciso repô-lo, como discordar dessa conduta? Continuo "batendo nesta tecla" pois estou convencido que fomos feitos para durar muito e com muito boa qualidade. Estilo de vida desequilibrado e meio ambiente tóxico fazem com que não consigamos viver da melhor forma que gostaríamos.Se envelhecer é apresentar uma falência gradual na produção dos nossos hormonios, por que não voltar a ter vitalidade e jovialidade repondo os valores dos hormonios que a Natureza nos deu, que chamamos de "bio-idênticos"?
Toquei nesse assunto para trazer ao conhecimento dos que não sabem um fato que tem me deixado entristecido devido à insistência no uso de um hormonio que apresenta sérias consequências para a mulher que o usou e, pasmem, até para suas filhas. O DES,hormonio cujo nome genérico é DIETIL-ESTIL-BESTROL, foi propagado para ser usado como uma DROGA MARAVILHOSA. Foi lançado no mercado, há vários anos, para ser usado em gestantes com alto risco de abortarem. Os médicos também o prescreviam para alguns tipos de sangramento vaginal, sintomas da menopausa e até como a "pílula do dia seguinte".Mais de 60 produtos contendo DES estiveram no mercado entre 1.941 e 1.971, ano em que foi estabelecida sua ligação com adenocarcinoma de colo uterino e de vagina, dois tipos graves de cancer genital. Agora, as mulheres que fizeram uso dessa substancia, estão tendo a chance de pagar altíssimo preço por terem usado esse hormonio sintético pois, estimando-se que 4,8 milhões de mulheres fizeram uso, expuseram a riscos cerca de 4,8 milhões de crianças, suas filhas e filhos. Sabe-se que os hormonios sintéticos, principalmente os contidos em anticoncepcionais, podem comprometer possibilidades de risco de diversos tipos de cancer até nas filhas das usuárias.
Fica aquí um definitivo alerta para que se precavenham todas as mulheres que fizerem uso de hormonioterapia de reposição na menopausa pois os produtos prescritos comunmente são sintéticos e, como os médicos que os prescrevem dizem normalmente, "vamos usar e observar. Se aparecerem problemas, daremos um tempo de pausa no uso e voltaremos a usar mais tarde, de novo". Até quando as pacientes deverão ficar à mercê de uma verdadeira "loteria" em relação à reposição hormonal?
A Natureza nos deu a chance de viver com saude. Para que isso se desenvolva, devemos observar regras básicas e, dentre elas, oferecer ao organismo a matéria-prima necessária para que ele se desempenhe bem. A Ciência, muitas das vezes, contrariando o curso natural, passa a disseminar condutas que apressam o aparecimento de problemas que comprometem a saude.
Vamos refletir que o importante é "tratar para não ter ao invés de esperar ter para tratar".

ver mais
 
Home