Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mais de 25% das crianças sob uso cronico de remedios

A taxa de prescrição de medicamentos entre crianças e adolescents continua subindo nos Estados Unidos, de acordo com relatório da Medco Health Solutions Inc., afirmando que pelo menos 25% desses jovens estão atualmente tomando produtos farmacêuticos de forma regular. Ainda de acordo com este relatório, muitos desses medicamentos foram originalmente destinados para adultos e carregam com eles alguns tipos de efeitos colaterais desconhecidos se usados por tempo longo na população jovem.
O jornal The Wall Street Journal publicou que alem de tomarem remedios para tratamento de disturbios de atenção e hiperatividade, assim como para asma, as crianças estão também fazendo uso de comprimidos para dormir, antidepressivos, estatinas para redução de colesterol e tantos outros que são prescritos tipicamente para adultos e que poderiam ser evitados se fossem tomadas medidas relacionadas com melhora de estilo de vida. Existe também a informação que um menino de oito anos de idade costuma tomar medicação para controle de pressão arterial desde que era bebê.
Um famoso professor de Pediatria da Duke University, Dr.Danny Benjamin, admitiu que prescrição continua de medicamentos para crianças é um serio problema pois tem certeza da existência de erros tanto em dosagens quanto na segurança de administração.Ele recomenda que os pais dessas crianças passem a questionar a real necessidade de uso dos medicamentos e sua segurança quanto a efeitos colaterais em longo período de uso.
Especialistas estão preocupados com o fato do aumento de crianças e adolescentes sob uso de medicamentos serem realmente vitimas de danos futuros e que os pais, sabendo que os filhos estão sendo “tratados”, relaxem nas medidas disciplinadas de estilo de vida. Muitos médicos, apesar dos perigos conhecidos, continuam a prescrever essas drogas como se fossem guloseimas pois, dessa maneira, sentem-se com o dever cumprido de fornecer soluções aos problemas de saúde.
O que mais revolta nessa situação é que o FDA nada fez e nada faz para esclarecer o publico em geral com relação aos perigos do uso crônico de medicamentos, especialmente em crianças de idade mais tenra. Como os remédios são aprovados após estudos em adultos, nada se exige quando as recomendações de uso são direcionadas para crianças.Com isso, começa a haver o costume de se medicar como sendo normal. Se as crianças fossem bem direcionadas pelos pais nas medidas de aprimoramento da saúde, a maioria dos medicamentos a elas prescritos seriam desnecessários.
(março de 2011)

ver mais
 
Home