Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mamografia causa cancer de mama?

Ha mais de 60 anos se sabe que exposição a radiações aumenta riscos de câncer de mama nas mulheres. Freqüentes exames de RAIOS-X contribuem para o desenvolvimento de câncer de mama após cerca de 10 anos de exposição. As mamas são constituídas de tecido extremamente sensível às radiações e estas causam câncer devido a lesões nos cromossomas no interior das células dos canais que eliminam o leite. Com cada dose de irradiação, mesmo que pequena, uma certa quantidade de dano afeta os gens e algumas enzimas reparadoras conseguem recuperar a maioria das estruturas lesadas mas alguns setores das células permanecem irreparáveis e, com subseqüentes doses de raios X, mais danos se acumulam. Após 10 anos submetendo-se a mamografias a cada ano, uma quantidade considerável de danos aos gens se dá. As mulheres que possuem riscos hereditários para desenvolverem a doença são mais suscetíveis por terem mais chance de possuírem estruturas genéticas irreparáveis. Alem da tendência hereditária, a exposição a muitas substancias carcinogênicas (capazes de provocar câncer) tais como pesticidas, herbicidas, doenças inflamatórias das mamas, somando-se à má-nutrição e deficiências imunológicas, a chance de contrair a doença passa a ser muito maior.
Um novo estudo realizado na Holanda confirmou o que muitos já afirmavam, isto é, que mamografias repetidas facilitam a instalação do câncer de mama nas pessoas com maior tendência. Foi comprovado que a radiação pela mamografia acumula-se a cada exame e quanto maior o dano aos cromossomas, mais agressivo é o tumor e, conseqüentemente, mais mortal a doença.
Infelizmente, a classe medica passa a mudar seus conceitos a partir da constatação de problemas mais sérios que raramente são questionados ate que surja uma evidencia que demonstre que um medicamento ou método de exame seja comprovadamente nocivo. Aí, tudo muda e, como “bois de manada”, os profissionais da saúde voltam-se para outro lado, seguindo os novos parâmetros ditados pela Ciência e pelos que a comandam.O que não se pode esquecer é que a Ciência é mutável e nela não existe unanimidade. Vamos ver o que dirão os profissionais que sempre defenderam a mamografia como ÚNICO método seguro para a detecção precoce do câncer de mama às suas preocupadas pacientes.
E assim, “La Nave Va...”, até que novos conceitos promovam mais e mais mudanças.
(janeiro de 2010).

ver mais
 
Home