Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Outra fachada para os laboratórios

As coisas não são realmente como parecem para o grupo de apoio contra o câncer denominado Cancer United, criado recentemente em Bruxelas. Eles se descrevem como uma coalizão pioneira de médicos, enfermeiros e pacientes, em luta por um tratamento igualitário contra o câncer em toda Europa. No entanto, é apenas uma fachada para a gigante farmacêutica Roche, que faz do Herceptin, a nova “droga maravilhosa” contra o câncer de mama, insuperável em todos os sentidos. Isto vem causando indignação por parte dos pesquisadores de outros produtos, principalmente os concorrentes do medicamento do Roche.
A fabricante de remédios está subsidiando a coalizão, representada como uma companhia executiva sênior no conselho do Cancer United. E seu secretariado nada mais é do que a Weber Shandwick, a agência de propaganda da companhia de remédios.
Muitos politicos e a cúpula da Coalizão de Pacientes contra o Câncer na Europa afastaram-se do conselho do United assim que ficaram sabendo do envolvimento financeiro da Roche.
Como chamariz da campanha do novo grupo está um estudo controverso que tem aparecido com resultados dúbios, curiosamente, também subsidiado pela Roche. Ainda assim, se o estardalhaço sobre os benefícios do Herceptin continuarem, novas críticas, calúnias e controvérsias virão à tona.
Segundo a fonte da referida denúncia, The Guardian, é um dossiê que contém “verdades sujas” sobre tudo o que acontece em nome da ciência médica e que revela os segredos das empresas que fabricam remédios onde nem todos jogam desta maneira mas a credibilidade já tem se desmoronado há muito tempo.
(abril de 2007)


ver mais
 
Home