Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Dieta correta pode manter a juventude
Uma experiência que colocou “vida nova” a velhos cães trouxe a confirmação de que, em se alimentando corretamente, retarda-se o processo do envelhecimento.
Cientistas da Universidade da Califórnia, liderados pelo Dr.Carl Cottman, forneceram a um grupo de cães da raça Beagle,uma dieta especial,rica em vitaminas e antioxidantes e testaram suas performances mentais durante alguns anos.Eles incluíram animais idosos que estavam perdendo suas habilidades mentais da mesma forma que os humanos quando começam a demonstrar sinais da doença de Alzheimer. Os cães que receberam os suplementos não somente melhoraram a performance mas mostraram também sinais de “rejuvenescimento” cerebral,parecendo mais ativos e espertos tal como eram quando mais jovens. Enquanto isso, os animais do grupo controle,alimentados normalmente,continuavam declinando em suas performances.
O Dr. Cottman descreveu os resultados desse estudo como surpreendentes.Ele declarou no encontro anual da American Association for the Advancement of Science em 2.003, em Seattle, que os animais cuidados com a dieta especial estavam em condições impressionantemente melhores do que aqueles não tão bem cuidados, mesmo que tivessem idades superiores. Ele frisou que “eles rejuveneceram um importante aspecto da função cerebral que haviam perdido à medida que envelheceram”. Outros cientistas,no mesmo encontro,afirmaram que já existem fortes evidências que ligam ingestão de gordura saturada ao aumento do risco de doença de Alzheimer.
Dr. Cottman disse que alimentou os cães com doses modestas de vitaminas E e C, ácido alfa-lipóico e acetil-l-carnitina,suplementos facilmente encontrados em estabelecimentos de produtos naturais. Os animais receberam,além disso, frutas e verduras selecionadas devido aos altos níveis de antioxidantes e que passaram a fazer parte de cerca de0 1% das suas dietas habituais.
É claro que isso serve para confirmar o que se sabe. A "matéria-prima" adequada para uma melhor performance,adquirimos da alimentação adequada que nos fornece os nutrientes necessários para nossa melhor capacidade de desempenho de nossas funções. Além de nos sentirmos com melhor energia, nossas defesas imunológicas se mantém em boas condições e as possibilidades de desenvolvermos processos degenerativos diminuem. Isso inclui o processo do envelhecimento.
 
Home