Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Doenças cardíacas
Doença cárdio-vascular pode ser a causa número 1 de mortes no Ocidente mas ainda precisamos entender melhor suas causas.Enquanto aceitamos que obesidade, aumento de colesterol e tabagismo possuem importante papel nessa regra, cerca de 50% dos pacientes que sofrem ataques cardíacos não possuem esses fatores de risco.
O que falar dos dados psicossomáticos como stress e depressão que possam fazer parte dos fatores que causam esses problemas?Há mais ou menos 30 anos, um estudo científico apontou que pessoas portadoras de temperamento TIPO A, extremamente ansiosas e competitivas, possuíam 2 vezes mais chances de adquirirem problemas cardíacos do que aquelas do TIPO B, mais tranquilas e passivas. O problema com essa teoria é que não foi suportada por outros estudos e passou, apenas, a ser considerada dentro de crença popular.
Pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, decidiram testar a teoria de novo com um grupo de 3.308 indivíduos jovens, com idades entre 18 e 30 anos.Eles queriam testar a impaciência, competitividade, hostilidade, depressão e ansiedade no grupo afetado e determinar suas chances em desenvolver hipertensão arterial(pressão alta).
Interessantemente, hostilidade foi o único tipo de problema comportamental capaz de influir no desenvolvimento da pressão elevada. Depressão teve leve participação enquanto a impaciencia e irritabilidade não tiveram qualquer tipo de papel.
Este artigo foi publicado no Journal of the American Medical Association,2.003;290:2138-48.
 
Home