Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Contaminação por mercurio em sushi-bars
A revista medica TOWSEND LETTER FOR DOCTORS publicou um artigo preocupante e que deve ser levado em conta por todos aqueles que preservam a saude. Trata-se da contaminação expressiva de peixes, principalmente o atum, nos SUSHI-bars em Chicago, nos Estados Unidos. A quantidade de mercúrio nesses peixes é tão grande que apenas uma dose servida corresponde à exposição por cerca de 1 mês de um individuo adulto.O problema preocupou autoridades quando o Illinois Environmental Protection Agency testou amostras de atum em 20 sushi-bars de Chicago e detectou que 70% do material examinado foi considerado impróprio para consumo por conter altos índices de impregnação por mercúrio.
Illinois é considerado um estado poluído de mercúrio devido à má deposição de resíduos que contem este metal e que, por isto, contamina reservatórios em geral.Mulheres grávidas ou que pretendam engravidar são avisadas para evitarem consumo de atum , principalmente por causa da amamentação.
Mercúrio é uma importante toxina que afeta a formação cerebral dos fetos e que pode se refletir na infância e adolescência quanto a dificuldades de aprendizado. Níveis elevados de mercúrio também podem provocar problemas no coração e nos rins.
Não devemos ficar tranqüilos achando que o problema é simplesmente de Illinois. O alarme foi soado pelas bandas de lá porque houve seriedade nos estudos que visam proteger a população. Entretanto, todo o nosso mundo possui áreas que são conaminadas e que também nos fazem, sem saber, consumir esse tipo de alimento que certamente nos prejudicará.
 
Home